É uma reunião de pessoas físicas e jurídicas em um grupo que possui prazo de duração e número de cotas previamente determinados e promovido por uma administradora de consórcio. Tem como finalidade propiciar aos integrantes, de forma igualitária, a aquisição de bens ou serviços sem intermédio de instituições financeiras, através de empréstimo de capital. No consórcio os recursos utilizados para a compra dos bens é proveniente dos pagamentos mensais dos próprios integrantes.

A normatização, coordenação, supervisão, fiscalização e o controle de atividades do sistema de consórcios são realizados pelo Banco Central do Brasil.

É possível obter o regulamento no ato da compra online ou pelo site. Além de ser enviado no e-mail de confirmação, você pode acessá-lo a qualquer momento: basta clicar no menu "Consultar Compra", localizado no rodapé do site, e digitar o CPF e o e-mail cadastrado.

Trata-se de uma reunião de pessoas que tem como finalidade adquirir um bem. Ao contrario dos financiamentos em que as partes solicitam recursos emprestados de instituições financeiras e pagam juros por este empréstimo, no consorcio os recursos são provenientes dos próprios participantes, os quais contribuem mensalmente com valores rateados e proporcionais aos bens de interesse.

Cada cota adquirida chega ao Consórcio Nacional Honda para ser adicionada a um grupo. A quantidade máxima de cotas em um grupo é o resultado da multiplicação do prazo do plano adquirido pela quantidade de contemplações mensais previstas. Por exemplo, se você adquiriu uma cota de consórcio no prazo de 50 meses, e a quantidade de contemplações previstas por mês é de quatro bens, o seu grupo terá 200 participantes. Desde que observados os interesses coletivamente considerados, o grupo será formado para a aquisição de mais de um modelo de automóvel ou motocicleta, todos da marca Honda, com valores diferentes, respeitado o limite percentual de 50% (cinquenta por cento) entre o preço do bem de maior valor em relação ao de menor valor.

A viabilidade econômico-financeira do grupo de consórcio pressupõe a existência de recursos suficientes, na data da primeira assembleia geral ordinária, para a realização do número de contemplações por sorteio previsto contratualmente para o período, considerados os créditos de maior valor do grupo.

O grupo é representado pela administradora, seja ativa ou passivamente e em juízo ou fora dele, para a defesa dos direitos coletivos dos consorciados, devendo sempre prevalecer os interesses do grupo sobre os interesses individuais dos participantes.

Sim: cada cota deverá ser agrupada no prazo de até 90 dias, contando a partir do primeiro dia útil após a data da assinatura da Proposta de Adesão a Grupo de Consórcio. No caso de o grupo não ser constituído dentro do prazo, o Consórcio Nacional Honda devolverá aos consumidores os valores pagos.

Após a formação do seu grupo, você receberá um SMS contendo um código de acesso (grupo/cota e RD), que deve ser utilizado para entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (11) 2172-7007 (funcionamento de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, e aos sábados, das 09h às 15h), bem como para verificar o andamento do plano de consórcio na sua concessionária Honda ou por meio deste site. Mensalmente, o Consórcio Nacional Honda (CNH) enviará o slip (boleto bancário) para o pagamento da sua parcela do consórcio. Nesse slip, também serão inseridas informações importantes sobre o andamento do seu grupo

Sim, ele pode contratar o seguro de vida prestamista, que tem a finalidade de cobrir as parcelas vincendas em caso de óbito ou invalidez permanente do aderente.

1